Filmes e Séries

Homem-Aranha: Longe de Casa | 6 bombas deixadas para o futuro do MCU

Wow, fase 4 da Marvel promete!

Com o lançamento de Homem-Aranha: Longe de Casa nessa semana, explicamos o que acontece nas cenas pós-créditos – e por que são verdadeiras bombas no MCU.

Atenção! Este texto está cheio de spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa.

O Clarim Diário existe nesse universo, mas um pouco diferente

Um aspecto da mitologia do Homem-Aranha que ainda não tinha aparecido no MCU é o Clarim Diário, o jornal da cidade de Nova York para o qual Peter Parker trabalha como fotógrafo. O Clarim Diário desempenhou um papel fundamental na trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi no início dos anos 2000.

Agora, embora não tenha sido apresentado antes, Homem-Aranha: Longe de Casa confirma que o Clarim Diário existe no MCU, mas em vez de um jornal, é um polêmico site de teorias da conspiração e notícias falsas. A mídia não leva o Clarim Diário muito a sério, mas acaba reportando a nova – e devastadora – informação que eles têm.

J. Jonah Jameson retorna \0/

Talvez a maior bomba das cenas pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa seja a revelação de que J.K. Simmons interpreta o J. Jonah Jameson do MCU. O ator, é claro, interpretou J. Jonah Jameson na trilogia de Homem-Aranha de Raimi.

Embora os fãs tenham sugerido novos atores que poderiam interpretar o editor-chefe do Clarim Diário no MCU, parece que o Marvel Studios acredita que Simmons ainda é o ator certo para o trabalho.

No entanto, fica claro que essa nova versão de J. Jonah Jameson não é a mesma da anterior. Esse Jameson é um comentarista político e “jornalista” do site do Clarim Diário que relata uma teoria conspiratória sobre a verdadeira identidade do Homem-Aranha. Seu visual também é bem diferente.

Mystério revela que Peter Parker é o Homem-Aranha

O cerne do relatório de J. Jonah Jameson é duplo. Primeiro, há um vídeo do Mystério que “revela” que o Homem-Aranha o atacou (insinuando que o Homem-Aranha o matou) e estava por trás do ataque dos Elementais em Londres.

É simplesmente mais uma ilusão e um truque final sobre o Homem-Aranha depois que Mystério “morreu” em Londres. A segunda parte do relatório, no entanto, revela que a identidade secreta do Homem-Aranha é a do estudante de ensino médio Peter Parker. Há várias direções nas quais o Marvel Studios poderia adotar este tópico da história.

Talos estava disfarçado de Nick Fury

A segunda cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa foca mais em Nick Fury e Maria Hill – exceto, é claro, que Fury e Hill não eram realmente eles mesmos.

Em vez disso, é revelado que Talos (Ben Mendelsohn), o metamorfo Skrull introduzido em Capitã Marvel, estava disfarçado como Fury o tempo todo, enquanto sua esposa Soren (Sharon Blynn) estava disfarçada como Hill. Essa revelação na cena pós-créditos explica algumas peculiaridades e furos de roteiro de Homem-Aranha: Longe de Casa.

O verdadeiro Nick Fury está no espaço

Enquanto Talos estava disfarçado como Fury na Terra, o verdadeiro Fury estava no espaço trabalhando com os Skrulls em alguma coisa. Quando vemos Fury, parece que ele está descansando em uma praia, mas a câmera se afasta e revela que ele está descansando em uma sala de uma nave espacial.

Quando sai da sala, ele grita para ninguém em particular para voltar ao trabalho. Ele parece estar de férias, mas a nave deve ter um propósito mais sério.

E.S.P.A.D.A. existe no MCU?

Os fãs da Marvel podem ter uma ideia do que Fury está fazendo em uma espaçonave, o que pode ter relação com a ESPADA (Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienigena).

Para ser claro, a cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa não menciona ESPADA (original: S.W.O.R.D.) pelo nome, mas como Fury está trabalhando em uma espaçonave e presumivelmente monitorando ameaças extraterrestres, não seria surpreendente se tivesse alguma conexão com essa organização.

Nos quadrinhos, a organização é semelhante à SHIELD, mas se concentra em ameaças extraterrestres e não terrestres.

Invasão Secreta ainda pode acontecer

Afinal, o que Nick Fury está fazendo no espaço? É difícil dizer com 100% de certeza, mas existe uma opção muito provável: o espião está entrando em contato com diversas raças alienígenas para fundar a ESPADA, uma espécie de SHIELD que opera na galáxia inteira em vez de ser focada apenas no planeta Terra. É claro que ele pode ter simplesmente se voluntariado para ajudar os skrulls com alguma outra tarefa, mas eu apostaria na fundação da ESPADA por três motivos: 1) a SHIELD foi corrompida e praticamente deixou de existir; 2) Apesar da SHIELD ter falhado, é importante que exista uma organização responsável pela segurança do planeta em nível galático; 3) seria uma maneira interessante de introduzir uma adaptação de Invasão Secreta.

ESPADA nunca foi uma instituição tão conhecida da Marvel, mas ganhou certa notoriedade durante Invasão Secreta, em que se tornou palco de uma grande revelação: Dum Dum Dugan, agente da SHIELD muito conhecido pelos fãs dos quadrinhos, era um skrull que tinha ido até a sede da organização para explodi-la por dentro.

Caso a ESPADA passe a existir no Universo Cinematográfico da Marvel, um conceito similar pode ser trabalhado nos futuros filmes da empresa. Nick funda uma organização interplanetária de segurança, alienígenas de todos os tipos demonstram interesse ou repulsa à ideia, um grupo de skrulls insatisfeitos com o resultado dos esforços de Talos e da Capitã Marvel se rebela e, eventualmente, isto dá início ao que chamamos de Invasão Secreta, com os skrulls insatisfeitos fazendo tudo que podem para tomar algum planeta (provavelmente a Terra) — ou mesmo todos.

Já está claro que o foco da Marvel vai deixar de ser os Estados Unidos. As ameaças agora são de outros planetas; até mesmo outras dimensões ou planos de existência. Dando cada vez mais atenção ao cosmo, é seguro apostar que os próximos grandes filmes, principalmente os dos Vingadores, adaptem arcos que também focam no que há fora do planeta Terra — e nenhuma opção poderia ser melhor, neste momento, do que Invasão Secreta.

Apesar de os skrulls terem sido apresentados como alienígenas bondosos no MCU, devemos nos lembrar de que com certeza há outras lideranças dentro deste grupo que preferem abordagens mais violentas para que os objetivos da espécie sejam alcançados. Além disso, estamos falando de antagonistas clássicos dos Vingadores que, em algum momento, precisam se comportar nos filmes como se comportaram nos quadrinhos. Do meu ponto de vista, é questão de tempo até estarmos entrando em uma sala de cinema para assistir uma adaptação de Invasão Secreta.

Acompanhe todas as atualizações do blog no facebooktwitter e instagram. Loja Virtual: Nerd X

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.