Animes Diversos Filmes e Séries Games Hqs e Livros

Dia do Orgulho Nerd | motivos para comemorar o dia 25 de maio

Wow, dia também é conhecido como Dia da Toalha

Maio é um mês bem especial para quem gosta de efemérides e cultura pop. E de datas comemorativas ligada à cultura pop. Depois do Star Wars Day, comemorado em 4 de maio, a próxima data declaradamente geek é o Dia do Orgulho Nerd, celebrado neste sábado, 25 de maio.

Se o 4 de maio foi declarado como dia de celebrar a saga de George Lucas por um trocadilho em inglês (may the 4th = may the force), as razões do Dia do Orgulho Nerd são múltiplas e, podem, também, fazer alusão a Star Wars.

Dia da Toalha?

A celebração é relativamente recente e tem uma razão principal: homenagear o autor britânico Douglas Adams, morto há 18 anos. É de autoria de Adams uma das sagas mais amadas: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que começou como programa de rádio, rendeu cinco volumes e o filme que ilustra essa matéria, lançado em 2005.

No livro, Douglas Adams cita a frase “Never go anywhere without your towel”, que significa “nunca vá a lugar nenhum sem a sua toalha”, criando um mantra sem saber.

Um dos símbolos da saga é a toalha, único item que o protagonista, Arthur, consegue pegar antes de deixar a Terra quando uma ameaça alienígena se instaura. Por isso o consenso foi organizar um Dia da Toalha. O problema foi determinar a data.

Adams morreu em 11 de maio de 2001 e, a princípio, os fãs escolheram fazer o tributo em 22 de junho, 42 dias após a morte do escritor. É que o número 42, dentro da saga, significou a resposta para a vida e o universo dada por um supercomputador (que, na verdade, não tinha entendido a pergunta).

Depois de muita discussão, organizou-se então na data mais próxima dentro daquele mesmo mês. Só que os fãs descobriram uma coincidência: foi também em um 25 de maio que “Star Wars – Uma Nova Esperança”(1977) estreava.

Veja o ranking das cidades mais nerds do Brasil

Terry Pratchett (1948-2015), outro escritor favorito dos nerds graças à série “Discworld”, também contribuiu, de antemão, para essa mitologia: na série há o Glorioso 25 de maio”, quando a monarquia dá lugar à república.

Atualmente, Dia do Orgulho Nerd é usado quase como sinônimo para Dia da Toalha. E você, celebra qual desses motivos?

Origem do Dia do Orgulho Geek

A iniciativa do Dia do Orgulho Geek começou em 2006, na Espanha, com o chamado “Dia del Orgullo Friki“. Não demorou muito para que a data se espalhasse por todo o mundo através da internet.

Em 2008, o Dia do Orgulho Geek já chegava aos Estados Unidos, sendo amplamente divulgado e chamado de GeekPride Day.

Referência do Nerd X

A propósito, uma curiosidade: quando iniciamos as atividades queríamos uma data que fizesse sentido para nós e nosso público. Por isso elegemos o dia 25 de maio 😉

Aniversário Nerd X | promoções que você não vê nem na Black Friday

Afinal, se teve algo que todo esse mundo nerd nos ensinou é: Não entre em pânico e que a Força esteja com você.

Fique por dentro:

Acompanhe todas as atualizações do blog no facebooktwitter e instagram. Loja Virtual: Nerd X

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: