Filmes e Séries

Os Eternos: Tudo sobre o novo grupo da Marvel

Wow, filme da equipe é a maior aposta desde Guardiões da Galáxia

Vingadores Ultimato e Homem-Aranha: Longe de Casa marcam o fim de mais uma fase de filmes do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). A nova fase começará com filmes como Pantera Negra 2, Chang Chi, Doutor Estranho 2 e o filme solo da Viúva Negra, mas recentemente foi confirmado pelo presidente do estúdio, Kevin Feige um novo título não muito conhecido (mesmo entre os fãs): os Eternos.

Apesar de sua origem cósmica, os Eternos da Marvel não é necessariamente uma franquia que vai rolar só no espaço, pois diversos personagens vivem escondidos no meio da sociedade como pessoas comuns. Conheça agora um pouco mais sobre esses seres superpoderosos.

Os Eternos nas Hqs

Temos que frisar que no universo dos quadrinhos eles são ainda mais desconhecidos que Guardiões da Galáxia. Sobretudo, porque embora tenham sido criados em 1976, pelo gênio Jack Kirby, em vários momentos do Universo Marvel das HQ’s os Eternos estiveram ausentes. Mesmo que, tenham protagonizado arcos fantásticos nas mãos de lendas como Neil Gailman, John Romita Jr., Walter Simonson, etc.

Uma das primeiras aparições dos Eternos na década de 70

A origem da raça cósmica

A história começa juntamente à evolução humana. Cerca de um milhão de anos atrás os Celestiais, uma raça de seres extraterrestres superpoderosos, fizeram sua primeira visita à Terra. Eles selecionaram a espécie animal mais desenvolvida do planeta para serem suas cobaias em experimentos genéticos. O resultado dessas experiências foram três novas raças: os humanos comuns; os Deviantes, seres agressivos e de genética instável; e os Eternos, bastante semelhantes em aparência com seres humanos comuns, mas que conseguem viver por longos períodos de tempo, milhares de anos, sendo praticamente imortais.

Esse processo de evolução forçada através de experiências genéticas era uma prática comum dos Celestiais, que a realizaram com várias outras raças de planetas de todo o universo conhecido. Outras raças que passaram por esse procedimento são os Skrulls e os Kree. É por esse motivo que humanos, skrulls e krees se parecem tanto e até mesmo podem se reproduzir entre si.

E como consequência os Krees fazem experiências parecidas nos humanos (milhares de anos depois) e geram assim Os Inumanos.

O papel dos Celestiais

Os Eternos foram criados por uma dessas entidades (já citadas em Guardiões da Galáxia!). Especificamente, por Nezarr – o Calculador, que lhes deu a habilidade de manipular energia cósmica.

Lembra dessa cena no primeiro filme dos Guardiões. O grandão ali é um Celestial.

Todavia, também foram os Celestiais os responsáveis por criarem os maiores inimigos desse grupo cósmico: os Deviantes. Em suma, essa raça é representada pelos experimentos fracassados dos deus celestiais.

Importante frisar que, tratando-se de um clã de entidades que realizaram experiências em diversos cantos da galáxia, os Celestiais criaram grupos de Eternos, e de Deviantes, em muitos dos planetas visitados.

Afinal, o principal objetivo dessas entidades é estimular a evolução das espécies em todos os cantos do Universo. Inclusive, foi à partir desse processo envolvendo Celestiais, e posteriormente os Eternos, que o Gene X foi criado (sim, a raça mutante, oi X-men!).

Exílio no espaço

Os Eternos exilados da Terra vagaram pelo sistema solar até que aterrissaram no planeta Urano, onde encontraram um posto avançado das tropas do Império Kree. Lá eles foram atacados por um robô sentinela, mas facilmente se livraram dele e tomaram posse do local e de sua tecnologia. Ouranos, então com recursos, imediatamente começou a construir uma nave com a qual poderia retornar à Terra. Porém esse plano não foi bem aceito por todos os Eternos. Astron e outros três seguidores preferiram ficar em Urano e construir sua própria colônia no planeta.

No entanto, os planos de Ouranos foram frustrados. Quando a nave já estava em curso para a Terra, ela foi atacada por uma frota Kree, em retaliação pelo ataque em Urano. Apenas sete Eternos sobreviveram ao ataque. Eles juntaram seus poderes e se esconderam em Titã (ou Titan), uma das luas de Saturno. Lá eles formaram uma colônia e prosperaram como civilização. Gerações depois, nasceria um novo Eterno, porém portador de uma mutação que alterava seu corpo e perturbava sua mente. Esse Eterno é Thanos, o titã louco.

Já os Eternos de Urano, para fugir do ataque dos Kree, buscaram abrigo no interior do planeta, onde entraram em contato com uma raça inteligente nativa, chamados de Uranians. Apesar dos Uranians os acolherem, também disseram que se um dia os abandonassem, os Eternos teriam que enfrentar a destruição.

Deviantes

Confundidos com deuses

Entre os Eternos que ficaram na Terra, muitos assumiram papéis de divindades entre várias culturas humanas em vez de se manterem alheios ao resto do mundo. Foi o caso com os Incas, Astecas e Maias. No entanto, o caso mais notório foi com os gregos. Após o fim de Titanos, os Eternos se espalharam pelo mundo, fundando novas cidades. Um grupo formou Olímpia, uma cidade nas montanhas da Grécia. A ideia era explorar o conceito de “eram os deuses astronautas?

Nessa época, os deuses Olimpianos buscavam adoradores e também se localizaram na região da Grécia. Zeus, líder dos Olimpianos fez um acordo com Zuras, o líder dos Eternos. Esse acordo estipulou que os Eternos agiriam como os representantes dos deuses na Terra. Contudo, os humanos, por terem mais contato com os Eternos, começaram a assumir que os Eternos é que eram os deuses. Essa confusão deixou os Olimpianos enfurecidos, o que causou uma guerra entre os dois grupos.

Poderes e habilidades dos Eternos

Todos possuem habilidades psiônicas e superforça, mas a amplitude desses poderes varia de um indivíduo para outro. Também conseguem projetar energia cósmica por seus olhos e mãos. Cada personagem costuma se especializar em um de seus poderes, aumentando ainda mais a variedade de habilidades que essa raça de seres superpoderosos pode apresentar. Dessa forma, confira abaixo:

  • Imortalidade
  • Imunidade à doenças e venenos
  • Imunes à temperaturas extremas
  • Regeneração
  • Absorção de oxigênio (permite que eles respirem debaixo d’água)
  • Durabilidade
  • Força sobre-humana
  • Vôo e levitação
  • Projeção de energia e calor
  • Telepatia e controle mental
  • Criação de ilusões
  • Teletransporte
  • Transmutação de objetos
  • Geração de campo de força
  • Transformação em uma entidade psiônica (o Unimente, à partir da junção de três Eternos)

Unimente

A última habilidade citada é a mais poderosa, a capacidade de criar a Unimente. Trata-se de um construto feito luz, ondas psíquicas e energia que surge quando todos os Eternos unem seus poderes, corpos, mentes, força de vontade e inteligência em um único ser.

Apenas o Eterno Principal, o líder da raça, é capaz de dar início ao ritual para a formação da Unimente. Esse título é adquirido seja por herança familiar ou conquistado através de combate.

Principais Membros dos Eternos da Marvel

Por fim, veja quem são os principais representantes dessa raça no universo dos quadrinhos!

Ikaris

Um Eterno da cidade de Polaria, localizada onde hoje fica a Sibéria. Possui cerca de 20000 anos. É um grande guerreiro Eterno com grande experiência em batalhas contra os Deviantes. Nos tempos da Grécia Clássica era comumente confundido com o deus Apolo.

Sersi

Considerada uma das Eternas mais jovens, apesar de já ter milhares de anos. Nos cinemas será protagonizada por ninguém menos que Angelina Jolie.

Durante a Grécia clássica era conhecida como a bruxa Circe. Também esteve presente como companheira de Merlin durante o tempo do reinado do Rei Arthur. A especialidade de seus poderes é controlar objetos com sua mente ao nível atômico.


Ela reluta em viver junto da sua raça pois prefere coexistir entre os humanos. Já foi uma integrante dos Vingadores.

Domo

Esse é um Eterno que se dedica basicamente ao avanço da tecnologia. Sobretudo, no que compete à forma como a mesma orienta os hábitos culturais e sociais dos Eternos na Terra. Além disso, ele é um aliado histórico de Ikaris.

Ajak

Assim como Ikaris, Ajak também é considerado um “Eterno Polar”. Grande combatente corpo-a-corpo, com o tempo ele se tornou um dos guerreiros mais importantes da sociedade dos Eternos.

Kronos

Pai de Zuras e Mentor, Kronos liderou uma grande rebelião contra seu irmão a fim de acabar com a ameaça que o mesmo representava. Após aposentar-se das batalhas, ele passou à dedicar sua vida à ciência.

Todavia, foi justamente em um dos seus experimentos que Kronos foi morto após o seu corpo ter sido dissipado em átomos. Atualmente, ele continua existindo como uma entidade temporal que vive em um plano superior.

Uranos

Irmão de Kronos, Uranos é um dos representantes da primeira horda de Eternos. Famoso por sua brutalidade em batalha, ele foi banido para o espaço após ser derrotado pelo irmão. Com o seu legado totalmente desfeito por seus parentes, ele morreu em Titã.

Mentor

Também conhecido pelo seu nome de nascimento, A’Lars, esse Eterno é pai de um vilão que nós conhecemos muito bem: Thanos. Foi ele o responsável, juntamente com sua esposa Sui-San, por criar uma nova colônia de Eternos em Titã após seu irmão ter sido escolhido o novo líder dos Eternos.

Zuras

Irmão de Mentor, Zuras é um Eterno muito poderoso que foi escolhido para liderar a raça alienígena após a morte de Kronos. Além disso, ele foi o primeiro Eterno que conseguiu invocar a entidade conhecida como Unimente.

Starfox

Irmão de Thanos, e filho de Mentor, Starfox – também chamado de Eros – é conhecido pelo seu humor. Além disso, ele também é famoso pela capacidade de manipular as emoções daqueles que o cercam.

Thanos

Por fim, chegamos ao representante mais intrigante – e famoso – dessa lista: Thanos, o Titã Louco. Sobretudo, pelo fato dele ser um Eterno – nascido na colônia de Titã – que foi extremamente hostilizado pela sua própria raça por causa da sua pele roxa. Algo que, é resultado da presença de genes Deviantes em sua fisiologia.

Mas, apesar da sua conexão com os poderes cósmicos dos Eternos da Marvel, Thanos é considerado ainda mais poderoso que os demais representantes dessa raça.

Os Eternos da Marvel no cinema

Com direção de Chloe Zao, e roteiros de Matthew e Ryan Firpo, a estreia do primeiro filme da equipe deve acontecer em novembro de 2020. Porém, não se surpreenda caso os Eternos tenham alguma aparição nos próximos filmes da Marvel. Sobretudo, em Capitã Marvel 2 ou Guardiões da Galáxia vol 3.

Por terem traços em comum com os Inumanos, eles podem ser uma segunda tentativa da Marvel em cima desse conceito, após o absoluto fiasco da série do grupo. Da mesma forma podem adaptar a origem dos X-men.

Fique por dentro:

Pacote de posts para Redes Sociais
Anúncios

17 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.