Diversos Games

Stadia: Google lança a Netflix dos Games

Wow, o futuro chegou? Grandes jogos, alto desempenho e sem download!

Google Stadia é um serviço para rodar jogos via streaming na TV, celular, tablet e computador, que será lançado ainda este ano. Ele vem com a proposta de rodar qualquer game via Internet, sem atrasos e problemas, com o objetivo de ser mais uma opção em relação ao PS4Xbox One e Switch, os consoles atuais, das três principais empresas – Sony, Microsoft e Nintendo.

A GDC é um evento que ocorre na Califórnia anualmente totalmente voltado para o mercado de games. Durante a conferência da Google na edição de 2019, o CEO da gigante de tecnologia, Sundar Pichai anunciou o Stadia, nova plataforma de games da companhia. O controle do serviço também foi mostrado durante o anúncio. Veja os trailers de lançamento:

O Stadia possui uma GPU de 10.7 teraflops e é integrado a nuvem de jogos da Google e a outros serviços e produtos da empresa, tais como o Chrome, YouTube, Android, Chromecast, ou seja, funcionará em todos as plataformas da gigante de tecnologia.

A plataforma também permitirá que os jogadores acessem jogos sem precisar fazer o download dos títulos. Bastará acessar o Stadia e apertar o botão de reprodução. Além disso, se o usuário quiser, poderá alternar entre qualquer aparelho para continuar a experiência.
Isso significa que os jogadores não sofrerão delay enquanto jogam ou alternam entre os dispositivos e ainda poderão continuar usando o mesmo arquivo de save. No lançamento, o Stadia já rodará jogos a 60 fps e em 4K, mas contará com suporte a 8K e 120 fps futuramente.
Varinhas Super resistentes da Saga Harry Potter 😉

Google Stadia é mais poderoso que PS4 Pro e o Xbox One JUNTOS

O Stadia será o “aparelho” mais poderoso para videogames, quando for lançado. Isto por que ele utiliza as centrais de dados do próprio Google para rodar os jogos via streaming. Ele será lançado com uma configuração equivalente a 10 Teraflops, contra 4 do PS4 Pro e 6 do Xbox One X. Apesar do nome curioso, os Teraflops se traduzem em maior capacidade de processar imagens e vídeos, rendendo novos gráficos. O Switch conta com apenas 1 Teraflop.

Futuramente, o Stadia chegará aos 8K com 120 fps para games.

Streaming de jogos

Hoje, apenas o PS4 tem função de streaming de jogos em pleno funcionamento no ocidente, o PS Now – que não está disponível no Brasil. No Japão, o Switch recebeu títulos como Assassin’s Creed Odyssey e Resident Evil 7 para rodar via Internet, mas de maneira limitada. O Xbox One possui o serviço Project Xcloud, ainda em fase de testes, que levará seus games a celulares, mas não há nada concreto sobre seu lançamento. Se for disponibilizado antes, o Stadia será um concorrente de peso para todas estas iniciativas.

Google convidou mais de 100 estúdios para desenvolver games para Stadia

Em parceria com a Ubisoft, o Google tinha anunciado há alguns meses o uso da famosa franquia Assassin’s Creed para testar esta tecnologia de jogos em streaming, que deve oferecer a mesma qualidade dos consoles, mas com o serviço on-line. O Google disse que está trabalhando com mais de 100 desenvolvedores de jogos, adaptando títulos para a plataforma ou até criando produções próprias.

Na conferência, a Google fez uma demonstração de um jogo de velocidade baseado em nuvem em diversos dispositivos. Se você tem interesse em desenvolver para a nova plataforma da Google, cadastre-se aqui.

Crossplataforma

A famigerada função que permite jogar com pessoas de qualquer outro console ou computador em um game multiplayer estará disponível no Stadia de maneira ilimitada. Hoje, apenas alguns jogos são crossplataforma nos consoles concorrentes, como Fortnite, Minecraft e Rocket League.

O Google também apresentou um novo controle que pode ser usado em games individuais ou de vários participantes baseados na nuvem.

O CEO Sundar Pichai disse que a iniciativa pretende “construir uma plataforma de jogos para todos. Acho que podemos gerar uma grande mudança, reunindo a totalidade do ecossistema”, disse durante a apresentação.

Compartilhar saves

O Stadia terá uma função inédita chamada de State Share, que te permitirá compartilhar saves com outras pessoas que acessarem seu jogo, de maneira autorizada. Nenhum outro console, disponível hoje no mercado, permite tal coisa. O mais próximo que isso ocorreu foi com o PS4 e PS Vita, quando os dois aparelhos permitiam compartilhar o progresso de um game, mas de maneira extremamente limitada e apenas em alguns pouquíssimos jogos. Com o Stadia, a ideia é não ter limites.

Easter eggs

Como última curiosidade, o Stadia é o primeiro serviço de games equivalente a um console que já nasce com um “easter egg”, ou seja, uma pequena surpresinha aos fãs. Seu controle oficial possui o famoso “Código Konami”, clássico código usado para ativar macetes em games antigos do estúdio Konami. Para quem não se lembra, o código é: ↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A

MAIS: Pesquisa de Oxford: Violência juvenil não pode ser associada a games

A empresa prometeu lançar ainda este ano, nos Estados Unidos, o Stadia, assim como em outros mercados, mas sem detalhar em quais. O valor do controle ou do serviço por assinatura não foram divulgados pela empresa.

Fonte: Tectudo

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.