Filmes e Séries

A FUNDAÇÃO: A Ordem Correta para ler os Clássicos de Isaac Asimov

Wow, depois de alguns meses lendo apenas apostilas e livros técnicos (ser empreendedor é buscar sempre o aperfeiçoamento, rss) chegou a hora de dar uma pausa e ler algo por prazer.

Já tinha lido a trilogia principal da Fundação há alguns anos, mas os spin-offs da saga estavam esgotados nas livrarias. Consegui o box com todos os 4 livros adicionais na Amazon.

Recomendo muito a leitura. Vou deixar aqui as possibilidades de ordem para quem quiser se aventurar e conhecer a série. Lembrando que a “Apple Studios” (serviço de streaming da Apple) confirmou a produção de um seriado baseado na trilogia principal da Fundação. O projeto terá a princípio 10 episódios, segundo a Deadline.

Saiba mais sobre a Série aqui

Sobre a Fundação

A série Fundação de Asimov, foi originalmente um grupo de oito histórias publicadas na revista “Astounding Magazine” entre Maio de 1942 e Janeiro de 1950.  Sua história foi criada, segundo Asimov, a a partir da leitura de “O Declínio e Queda do Império Romano”. Em 1951 a editora Gnome juntou as quatro primeiras histórias com uma quinta inédita e formaram o primeiro livro. As outras quatro histórias, reescritas, se tornaram os livros Fundação e Império e Segunda Fundação.

Para ressaltar a importância da série, é interessante sinalizar que a Trilogia Fundação ganhou o prêmio HUGO como a melhor série de ficção científica e fantasia no ano de 1966 (deixando para trás concorrentes de peso como “Senhor dos Anéis” e “John Carter”).

Durante as década de 60 e 70, Asimov adaptou as datas de todas as suas histórias – incluindo as datas da trilogia da fundação – para formar uma única narrativa cronológica de todo o universo de livros criado por ele. Limites da Fundação e Fundação e Terra vieram depois da mudança e já agregam informações que ocorreram em outras narrativas – tais como a ideia de uma colonização terráquea da galáxia em duas frentes, sendo uma delas apenas com humanos e a segunda com robôs.

Primeiras edições dos livros (foto: Bauman Rare Books)

SINOPSE – TRILOGIA FUNDAÇÃO

Obra máxima do escritor Isaac Asimov, os três livros que compõem a ― Trilogia da Fundação: ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda Fundação’ ―, foram eleitos, em 1966, a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos. A trilogia conta a história da humanidade, em um ponto distante no futuro, no qual o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição total do império humano e de todo o conhecimento acumulado por milênios. Incapaz de impedir a tragédia, ele arquiteta um plano ousado, no qual é possível reconstruir a glória dos homens. Se tudo correr como planejado. As Edições a partir dos anos 80 traz modificações feitas pelo autor, quando decidiu integrar todas as suas obras em uma única continuidade temporal (como Eu, Robô e O fim da eternidade).

Conheça nossa Loja: www.NerdXoficial.com.br

A humanidade se expandiu para toda a galáxia. Apesar da distância, as garras do Império Galático chegaram em toda a parte e com ela, cresceu a força a burocracia do império – única forma de regulamentação para um universo tão vasto e cheio de planetas e facções. Em Trantor, capital do Império, Hari Seldon está sendo julgado por traição. Ele, inventor da psico-história, uma ciência capaz de prever o futuro da sociedade, alega que o Império galáctico está em declínio e que caíra em uma “era das trevas” durante 10 mil anos. – Besteira – clamam eles – este é apenas mais um louco que deseja difamar o estado. O Império nunca esteve melhor!

Ainda contrário ao senso comum, Seldon também alega que a “Fundação”, uma enciclopédia galáctica de todo o conhecimento humano é a única que forma de reduzir esse período de escuridão para apenas mil anos. Seldon perde o julgamento, e o seu projeto de enciclopédia é jogado em Terminus, um pequeno planeta de difícil habitação e localizado no extremo do domínio imperial. O governo espera que com a sentença, a chama de Seldon se apague, ou que seu projeto definhe perante as dificuldades apresentadas, mas a verdade é que a fundação não é o que parece ser, e Hari Seldon já estava preparado para tudo.

COMO LER FUNDAÇÃO?

Basta você você começar pela trilogia principal (Compre o box aqui!) composta por: Fundação, Fundação e Império e A Segunda Fundação que não tem erro. Depois, foram lançadas sequências e dois prelúdios que são onde as coisas complicam um pouco. Abaixo, discuto um pouco sobre as opções de como ler a série.

1. ORDEM DE LANÇAMENTO – FUNCIONA BEM

Essa é uma opção, já que você lê primeiro a trilogia principal – que é essencial – e continua seguindo uma ordem cronológica da série até chegar em Fundação em Terra. Por fim, você retorna para o período anterior ao início da trilogia e descobre coisas bastante interessantes sobre a vida de Hari Seldon e como ele construiu a Psico-História.

2. ORDEM CRONOLÓGICA DA SÉRIE – A MENOS INDICADA

Sinceramente, as histórias mais fracas dentre toda a coleção estão em Prelúdio à fundação e em crônicas da fundação. Não que elas sejam histórias ruins, já que se sustentam sozinhas, mas no fundo, elas não trazem nada realmente instigante por si só. Se conseguirmos ler estes dois livros após ler a série principal, chegamos até estes livros com o conhecimento de toda a capacidade de Hari Seldon e conseguimos encontrar motivos e ideias que antes nos seriam desconhecidos e lhe atribuir valor. Estes dois livros são bastante focados em fãs da série que desejam conhecer mais sobre o intitulado “alter ego” de Asimov.

3. NARRATIVA PRINCIPAL + EXTENSÕES – A MAIS INDICADA

Como já comentei antes, a melhor forma de se ler fundação é lendo primeiro a trilogia principal. Após isto, você pode seguir lendo a ordem cronológica, como na primeira opção que eu dei, ou ir direto para os livros que estão ocorrem antes da trilogia. Não há preferencia. A única “exigência”, é que para um melhor aproveitamento você leia os dois livros de cada extensão da saga nesta sequencia (ex. primeiro Limites da Fundação e depois Fundação e Terra), visto que nos dois casos, o par de livros constituem uma história única.

Trilogia Principal – Compre Aqui
Livros Spin-Offs – Compre Aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dê sua opinião: E você, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Conheça nossa Linha de Action Figures

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: